Artigo sobre a relação nazismo e socialismo é publicado em revista acadêmica

Os leitores que acompanham o blog já devem ter lido o texto Socialismo e Nacional-socialismo: a esquerda e a direita autoritárias do século XX. É um texto no qual discuto os equívocos das narrativas que situam o nazismo como fenômeno de esquerda. Embora essa informação seja básica para historiadores, devido à tendência irracionalista e anti-academicista de direita que tem crescido no país, várias publicações cheias de erros e sem qualquer rigor metodológico têm se espalhado em nosso mercado editorial trazendo falsas informações históricas como essa.

Anuncio aos leitores que meu texto foi publicado na Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, um periódico bem avaliado pela CAPES, com o título Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX. O texto teve leves alterações para ser adaptado ao formato de artigo científico. Os leitores podem baixar, usar como material de pesquisa e indicar para outros acadêmicos que se interessem pelo tema.  CLIQUE AQUI  para acessar.

Esse artigo é produto das discussões que temos desenvolvido no blog e outros deverão vir. Lembro também aos que ainda não conhecem nosso perfil no Facebook, podem acompanhar nossas discussões, comentários, críticas, indicações de leituras. O perfil é um complemento do blog: https://www.facebook.com/bertonesousa

Anúncios

6 comentários sobre “Artigo sobre a relação nazismo e socialismo é publicado em revista acadêmica

  1. Pedro Henrique 15/03/2016 / 3:59

    Parabéns uma vez mais Bertone, esperemos que esse artigo venha a cair em mercados mais populares e traga luz ao irracionalismo que nossa direita vem criando.

  2. rafael 15/03/2016 / 15:02

    Parabéns professor, muito útil e necessário,ainda mais agora que saem livros querendo fazer uma associação entre os dois.

    • Daniel 15/03/2016 / 22:47

      Professor, boa noite! Há uma tendência muito perigosa no Brasil na qual associam nazismo com esquerda. Não sei se é impressão minha mas sinto um enorme clima de fascismo no ar. Muita gente com a camisa da seleção, cantando o hino nacional e cega de ódio pelo PT e pela esquerda. Será que estou ficando louco ou o senhor concorda comigo?

  3. André 15/03/2016 / 16:37

    Isso é muito bom, pois seu texto recebe credibilidade e pode ajudar quem está em dúvida. Já aqueles que estão cheios de certeza dirão que seu texto não vale nada, pois não acreditam no MEC e na academia brasileira.

  4. Pedro Mello 15/03/2016 / 20:46

    Parabéns , Professor! Tema muito importante nos dias de hoje, quando se tenta um revisionismo histórico totalmente descabido.

  5. Érico 16/03/2016 / 1:34

    Congratulações professor Bertone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s