Olavo de Carvalho faz apologia ao crime e à intervenção militar na internet

nazismo-apologia

Olavo de Carvalho já foi denunciado em várias postagens neste espaço que o leitor pode conferir no tema que leva seu nome na lateral do blog. Nos últimos meses, contudo, durante o período de acirramento das eleições e principalmente após a vitória de Dilma, suas postagens nas redes sociais degringolaram para as mais explícitas e desavergonhadas expressões de intolerância, defesa de golpe militar, ódio contra toda esquerda, que ele genericamente chama de “comunistas” (o que não é novidade), até apologia ao crime, como neste post acima reproduzido.

Note o leitor que ele instrui seus seguidores a “recusar tolerância” contra os “comunistas”, identificados como eleitores de Dilma presentes em todas as instituições sociais. Não é preciso ser um especialista em semiótica para perceber que “recusar tolerância” inclui até mesmo a recusa ao direito à vida e à existência! É um termo de amplas implicações, entre elas a ação criminosa contra opositores. Nestes meses Olavo tem feito apelos frequentes e desesperados para seus seguidores no sentido de transformar e incentivar todo o ressentimento, fracasso e inveja para sejam transformados em raiva incontida e expressos em ações concretas de violência física e verbal, como ele expressa neste post.

Quando os nazistas chegaram ao poder em 1933, seu objetivo era expulsar de toda a vida da nação alemã não apenas os judeus, mas todos os partidos democráticos, socialistas e comunistas, que foram “denunciados em público”, caçados, achincalhados, até finalmente se recusar a esses grupos toda tolerância, através da queima de livros dos opositores e linchamentos. O nazismo projetou o sentimento de fracasso da sociedade alemã no pós-Primeira Guerra para liberá-lo através de poderosas e cruentas forças sociais de vingança e ódio. A imagem de líder que Hitler e a propaganda nazista construíram em torno de sua pessoa fornecia o suporte e a justificativa moral para a institucionalização e legitimação da violência e perseguição brutais à oposição. Essa é a face da direita que vem crescendo no Brasil e tentando arregimentar seguidores na sociedade para promoção de seus linchamentos públicos. São pessoas que nutem profundo desprezo pela universidade (Olavo nem mesmo concluiu o ensino primário), muitos com deficiências cognitivas crônicas e ressentidos com a esquerda e as políticas sociais a ela vinculadas. Olavo, que gosta de acusar seus opositores de criminosos, mostra-se ele mesmo aqui como um. Esse é um caso em que qualquer discussão intelectual ou teórica perde completamente o sentido. Sob a pecha do jornalismo e do “ensino de filosofia”, ele faz a doutrinação ideológica anti-governista e criminosa, que é o que realmente lhe interessa. Veja no post a seguir como ele não quer apenas manifestações contra o governo, mas ações concretas para a derrocada da democracia:

print6

O que seria esse “poder avassalador e incontrastável” senão a mais perversa e persecutória ditadura? Semelhanças entre as pregações deste senhor e o nazismo, caros leitores, não são meras semelhanças, nem são aqui expostas como insulto, mas como constatação.

Essa direita demonstra que não quer democracia e não suporta a coexistência com uma esquerda democrática. Esse contingente de conservadores e fracassados que segue gente como Olavo, Bolsonaro, Reinaldo de Azevedo e Lobão norteia suas ações apenas com base no ódio incontido que os leva a querer solapar a democracia e as políticas sociais que eles não fizeram e não querem que outros façam; para isso se escondem atrás do denuncismo e da falsa preocupação com a moralidade pública. Falsa, porque fazer apologia ao crime e à ditadura apenas expõe a verdadeira intenção dessas pessoas. Contra essa onda de ódio, o que devemos fazer não é a defesa do pensamento autoritário, mas o Esclarecimento, no sentido mesmo do Iluminismo, especialmente nós professores que estamos no dia-dia da sala de aula como formadores de opinião, além da denúncia e da desconstrução do discurso desses indivíduos. A seguir estão outros posts (que dispensam comentários) em que o astrólogo sacripanta defende uma intervenção militar.

print2

print3

print4

print5

Leia também:

Os cavaleiros do apocalipse

Irracionalismos da direita brasileira

As razões do Iluminismo

Anúncios

45 thoughts on “Olavo de Carvalho faz apologia ao crime e à intervenção militar na internet

  1. Cresso Nogueira 12/12/2014 / 0:48

    Bertone a cada texto teu, te aproximas da perfeição….rsrs Mtooo Booooom , mesmo !

  2. Graça Vieira 12/12/2014 / 7:22

    E o pior de tudo, é que esse mostro raivoso já tem seguidores demais… Ele realmente consegue preencher mentes vazias.

  3. Eliel Santiago 12/12/2014 / 10:01

    Fico imaginando as confusões mentais desse senhor, as idéias são de um esquizofrênico, mais ele consegue se expressar até bem e expor suas loucuras de forma lúcida, se é que isso é possível. E o pior é que conheço muitos jovens totalmente alienados e prontos a seguir seus senis conselhos, é preocupante.

  4. Marcelo. 12/12/2014 / 10:45

    Realmente o Olavo parece incomodar muita gente. Parece que demonizar o cara vai invalidar tuuuuudo o que ele fala. Sabe de nada inocente…..

    • Luiz Antonio Borges 12/12/2014 / 13:18

      Vc gosta dele, leva pra tua casa.

    • Edson Silva 13/12/2014 / 18:52

      Caro Marcelo, é esse o seu nome mesmo? Este individuo, Olavo de Carvalho, que o senhor deve ser seguidor, em qualquer país sério do mundo, é lógico que eu não estou falando do Brasil e muito menos dos Estados Unidos, já estaria na cadeia há muito tempo! E o senhor vem me dizer que ele escreve coisas válidas? Ou o senhor é adepto desde insano ou o senhor é um caso para a psiquiatria, se for o segundo caso, eu posso lhe ajudar!

      • Mauro P Hoto 20/11/2015 / 10:45

        Não entendi. O Brasil não é sério ? E os EUA TAMBÉM NÃO ?!?! Poderia me citar quais ou qual país considera sério, só pra acompanhar a linha de raciocínio?

        Obrigado

    • Gustavo Leite 15/12/2014 / 10:36

      Realmente o Olavo parece influenciar muita gente. Parece que canonizar o cara vai tornar verídico tudo o que ele fala. Sabe de nada inocente….

    • Daurian Farena 18/12/2014 / 0:37

      Mas o Bertone não demonizou o cara…simplesmente invalidou tuuuuudo o que ele fala.

    • Roni 19/12/2014 / 20:48

      Percebo que Bertone não perde mais tempo respondendo acéfalos que aparecem aqui. Na minha opinião, é o melhor a se fazer. Essa gente cansa com as bobagens que dizem.

  5. Donatien Alphonse François 12/12/2014 / 11:51

    Nessas postagens o sr Olavo de Carvalho deixou exposta toda a fraqueza do seu caráter, ele não quer uma disputa politica justa e equilibrada, não quer alternância de poder, mas a completa eliminação da oposição e da subjugação da sociedade á suas ideias fascistas. Não dá para levar a sério o que esse homem diz, mas infelizmente uma manada acéfala leva e muito, o que faz dele muito perigoso.

  6. Luiz Antonio Borges 12/12/2014 / 13:10

    O “rei da falácia”, intolerante e fascista volta a rugir contra o estado legítimo, democrático e de direito.
    Utiliza o argumento falacioso, conforme sempre ele se refere, “ad hominem” atacando não uma ideologia, o comunismo mas seus seguidores, insuflando o restante da população a barbárie e exclusão contra estes.
    Como pode uma pessoa que se diz Cristão, cultivar tanto ódio em seu coração e ainda induzir outrem nessa empreitada.
    Esse cidadão quer que o exército tome conta do país e aí ele acha que poderá, mesmo não sendo comunista, um ex comunista, se manifestar abertamente como tem feito até hoje?

  7. Pedro Henrique F. 12/12/2014 / 21:46

    Olavo em outro dia normal. Tao covarde que fugiu para não ser preso, porque isso ai da uma cadeia….

  8. Brunno 13/12/2014 / 9:02

    Prof. Bertone: quero agradecer pelas suas postagens; em tempos de tanta intolerância e ignorância, é louvável alguém que se dá ao trabalho de fazer reflexões mais sensatas. Continuarei acompanhando.

  9. Edson Silva 14/12/2014 / 12:22

    Caro professor Bertone, sobre o vil comentário do “representante mor dos coxinhas brasileiros”, fiz o seguinte plagiamento, só mudando algumas palavras. Será que ele vai querer me processar? Aí vai: “Mais importante do que exterminar a direita e extrema direita brasileira é expulsar os capitalistas e neo-liberais da sua escola, da sua igreja, da sua sociedade de bairros, do seu clube. Isso não depende de grandes mobilizações, depende só da coragem e iniciativa de cada um. Isso não é nem política: é dever pessoal. Denuncie cada filho da puta, atire na cara dele, em público, todo o mal que eles representam e personificam. Recuse-lhes amizades, tolerância ou respeito, mesmo em pensamento. Esses canalhas vivem da generosidade das suas vítimas.”

  10. Marcus Canesqui 14/12/2014 / 23:53

    Será que onde ele mora não tem internação compulsória? Isso é um problema de saúde pública.

  11. lucemiro1405 15/12/2014 / 10:28

    O Bertone já tá atendendo o Olavo e ele expulsa alguns comunistas daqui e censura seus comentários.

      • Daniel 16/12/2014 / 22:27

        Esse astrólogo imbecil arregimenta não só jovens mas adultos também. Todo o santo dia quando chego no serviço tenho que escutar de alguns fascistóides que esse governo é comunista, que Dilma é terrorista, que essa política “populista” está levando o Brasil à falência, que a Petrobrás está sendo roubada por petistas e esquerdistas em geral, que as ações estão caindo por causa da corrupção, que a Venezuela e a Argentina fecharão o ano no vermelho por implementar medidas populistas…etc.

        Será que estamos na iminência de um novo golpe de Estado? A mídia empresarial detém o monopólio da comunicação e ela está quase que totalmente alinhada com essa direita tacanha e hipócrita.

      • Felipe 06/02/2016 / 9:52

        Daniel, acho que os seus colegas de trabalho tem razão sobre vários pontos. Quanto ao Olavo, sua presunção e megalomania já estão se encarregando de tirá-lo de cena. Recentemente o idiota brigou com o Reinaldo Azevedo, com o Constantino e com o Pondé. O sujeito é tão intolerante que não aguenta nem os próprios comparsas lhe tirando um pouco de atenção, ele quer reinar sozinho na sua luta contra os moinhos de vento comunistas. Trata-se de um caso psiquiátrico.

  12. Gustavo Leite 15/12/2014 / 14:47

    E muitas das olavetes ainda tem a cara de pau de dizer que pedem “Impeachment” e não golpe militar (“intervenção” de cu é rola) . Mas uma vez que são um rebanho acéfalo e entendam que o que ele prega é golpe militar mesmo com todas as letras, certamente irão acompanhá-lo.

  13. Jose Costa 16/12/2014 / 12:34

    É chocante como alguém que desfere tais atentados à democracia e ao bom senso pode continuar sendo levado a sério. Só gente de mente tão tacanha pra acreditar e seguir tais “argumentos”. A existência deste senhor como figura pública é um desfavor à evolução da democracia, do direito e do discernimento na sociedade brasileira.

    • Luiz Antonio Borges 16/12/2014 / 15:30

      Concordo com vc colega, mas infelizmente existem muitas pessoas sem “eira nem beira” em termos de cultura e aprendizado de vida, que se entregam de corpo e alma ao pretenso déspota.
      Não me interessa se a pessoa e de esquerda, direita ou de centro. É necessário que se tenha um mínimo de educação e respeito para se colocar um ponto de vista.
      É no debate honesto e na diversidade de opiniões que surgem ideias maravilhosas.
      Quando uma pessoa quer ganhar a discussão no grito, na baixaria, humilhando o oponente é por que lhe faltam argumentos…
      Digo mais, para mim, acho pior os seguidores do Olavo do que o próprio, com certeza são pessoas sem profundidade que se deslumbram com o jeito de ser Olavo de Carvalho, para estes recomendaria um bom terapeuta.

  14. Clésio Oliveira 18/12/2014 / 18:16

    Olavo é um insano! Ele vive no “mundo da lua”, ou seja, um tremendo lunático, que não tem nenhuma concepção a cerca do que seja democracia e muito menos um verdadeiro conhecimento sobre a história do nosso país. Esse homem vive proferindo seu lixo por aí e o que mais me dói é saber que muitos ainda tem a capacidade de segui-lo com como um “deus”, ou um guru, sei lá.

    Parabéns professor Bertone por seus esclarecimentos e por se manifestar de maneira coerente e esclarecedora contra essa figura inescrupulosa, sem nenhuma noção e sem nenhuma consciência política e democrática.

  15. Thaise Amaral 26/12/2014 / 10:05

    Por que ele tem tantos seguidores? Eu não consigo entender. Os discursos dele são completamente irracionais, não dá pra ler uma coisa dessa sem achar absurda ou dar um ataque de riso.
    O que acontece com essas cabecinhas? Não possuem o mínimo de conhecimento em história ou acham que agir com ódio esta correto?

    Ainda custo a entender… Eu mesma que me esforço pra conhecer o máximo que posso de história, mesmo quando não conhecia muita coisa sempre achei isso um absurdo. Gente que se acha dona da moralidade e quer impor isso pra todo mundo. Olavo nunca diz nada de bom, nunca faz nada de bom, é egocêntrico e gosta que todo mundo vá lá endeusar ele…

    Cara… Eu não tenho nem palavras…

    • Bertone de Oliveira Sousa 26/12/2014 / 13:04

      Thaise, e por falar em história, só o fato de eles acreditarem na mentira de que o nazismo era de esquerda já mostra o nível de confusão mental a que se submetem. Tantas pessoas me mandaram e-mail pelo formulário de contato perguntando sobre isso, que escrevi um texto de mais de quinze páginas para tentar sanar essas dúvidas. Seus seguidores têm problemas cognitivos sérios, pois se condicionaram a perceber a realidade social pelo dualismo nós contra eles e perdem toda a capacidade de análises de caso e problematizações históricas. Ele é uma prova de que o ensino deliberadamente errado, somado a discursos de ódio repetidos diariamente nas redes sociais podem causar danos permanentes na capacidade cognitiva das pessoas.

  16. Rafael 08/02/2015 / 11:45

    Os seguidores deste Sr. tem “inteligimento” seletivo. Para eles basta o fato do sujeito ser antiPT e se postar como um combatente contra o “mal”(?) que esta tudo Ok. Não precisam de mais nada.

    Parece que acham nele uma tábua de salvação. E eu Imagino. Descobrir um “grande filósofo” que compartilha das mesmas noções rasas e senso comum – travestidas de intelectualidade – deve ser, pra estes jumentauros, como encontrar um messias.

    A partir daí ele pode dizer e fazer qualquer coisa. Pode incitar violência da forma mais clara, pode agredir gratuitamente, pode falar mais em órgãos genitais do que em filosofia ou soltar pérolas abissais sobre qualquer área do conhecimento. Invariavelmente TUDO será assimilado como algo brilhante e qualquer crítica será “vazia”‘, “fora de contexto” ou feita por “idiotas que não entendem” o mestre.

    Todas as características de SEITA guiada por um Guru.

  17. Cristina 08/04/2015 / 11:45

    Sr. Bertone, parabéns pelo texto. O que vejo entre os seguidores do Olavo é o mesmo perfil: jovens que não trabalham ou trabalham em atividades de pouco desempenho intelectual, geralmente tímidos, com poucos amigos e pouca atividade social. Resumindo, tendem a ser pessoas com baixa auto-estima, pouco acostumadas ao diálogo e com dificuldades no relacionamento com os demais. Talvez ele já tenha entendido isto e tenha elaborado um discurso específico para “laçar” este público, o que não é difícil.
    Mas o que eu gostaria de colocar é o seguinte: não está na hora de formalizarmos uma denúncia sobre as ações deste senhor no estímulo à violência (inclusive racial) entre os jovens? Não seria possível encaminharmos uma denúncia ao Ministério Público? Não faltam vídeos e textos dele, disponíveis na internet, com apologia à violência. Eu me disponho a participar caso exista um grupo interessado em promover esta ação.

    • Bertone de Oliveira Sousa 08/04/2015 / 12:09

      Oi Cristina, não conheço se existe algum grupo que tenha agido nesse sentido, mas ele se beneficia de morar no exterior pra falar essas coisas.

      • Cristina 08/04/2015 / 19:09

        Caro Bertone, agradeço sua resposta. É triste saber que temos que conviver com um louco disseminando ideologia neo-nazista entre os jovens brasileiros.Torço para que isto chegue a algum instância internacional, para que alguém o detenha. Que Deus nos proteja dessa gente.

  18. Vinicius 16/04/2015 / 18:08

    Caro Bertone, fico chocado ao ver a quantidade de ódio e violência pregados pelo Olavo de Carvalho e seus seguidores. Porém o que mais me assusta é ver que algumas de suas crias já conseguiram a façanha de superá-lo. Existe um site chamado homemculto.com (que de culto não tem nada, deveria se chamar ignorante.com) onde se pode encontrar o que há de pior na extrema-direita: homofobia, racismo, intolerância religiosa, satanização (em todos os sentidos) de quem pensa diferente ou seja de “esquerda”, apologia ao uso e endeusamento de armas de fogo, apologia à Ditadura Militar, entre tantas coisas que prefiro nem comentar. Sem falar no perverso slogan “Não deixe que um professor comunista adote seu filho.” expondo a classe dos professores, altamente negligenciada, ao ridículo e os taxando de hipnotizadores malvados de criancinhas indefesas. Acredita que sobra até para o Partido Democrata dos EUA?
    O mais engraçado é que adoram atribuir a Lênin a seguinte frase: “Chame-os do que você é e acuse-os do que você faz” e ao mesmo tempo adotam massivamente a prática descrita nesta frase. Inclusive atribuem ao mesmo um decálogo mais falso que nota de 3 reais, falando em liberdade sexual, inflação, e sei lá mais o que.
    Engraçado que olavo e o site que citei utilizam os mesmíssimos discursos e métodos que Mussolini e Hitler usaram para seduzir a direita na Europa.

    • Vinicius 16/04/2015 / 18:11

      Detalhe: muitos dos tópicos expostos nesse falso decálogo sequer eram importantes na Rússia na época da Revolução. Embora se saiba que Lênin não era o melhor exemplo de conduta moral, utilizar-se do mesmo para demonizar o oponente e desacreditar suas idéiasé algo nojento e extremamente desonesto.

      • Bertone de Oliveira Sousa 16/04/2015 / 19:56

        Vinícius, também tenho minhas críticas a Lênin que expressei em vários textos, mas esses pensamentos que eles atribuem a ele são apócrifos. Por isso, é importante denunciar essas pessoas; esses discursos de ódio são muito facilmente assimilados por jovens, que logo se tornam marionetes de gente como Olavo. Veja o tal de Kim Kataguiri, um menino que mal saiu das fraldas e já posa de intelectual e líder de manifestações, repetindo as mesmas asneiras e cacoetes verbais agressivos do Olavo. Veja como as pessoas se juntaram numa manifestação para agredir um fotógrafo porque ele parecia com Lula. Isso é coisa de neonazista e todo esse discurso de ódio aí não pode resultar em outra coisa.

  19. Luiz Antonio Borges 16/11/2015 / 6:19

    Esse Olavo, vugo Astrolavo. è um imbecil de galochas, esse não tem jeito, lamento pelos seus seguidores que estão sendo jogados no abismo sem volta da intolerância e do fanatismo.
    Se estivéssemos em um país sério este cara e muitos outros incentivadores da intolerância estariam presos e proibidos de se apresentarem em público, pois são maus exemplos que levam pessoas de personalidade fraca a seguí-los fanaticamente e podendo levá-las até a cometer crimes de intolerância e ou homofobia.

  20. O pior é ver que o Olavo, Nando M e afins a cada dia ganham mais e mais seguidores, e na esmagadora maioria das vezes os seus seguidores(que são arrogantes) respondem a argumentos contrários com xingamentos ou falácias.

  21. Aleksander Costa Pinto 02/05/2016 / 11:40

    Senhor Bertone. O Sr. poderia publicar meu questionamento e respondê-lo por gentileza, se for oportuno e não infringir alguma regra de sua página. Obrigado. 🙂

    • Delano Arraes (@DelanoDomRulez) 03/05/2016 / 22:51

      Então seu eu pedir INTERVENÇÃO MILITAR é crime é isso ? Faça um favor ligue nos órgãos responsáveis e me denuncie por eu estar tendo essa prática. Sobre os artigos nesse blog tem muitas divergências, um fala de direito extrema e o outro fala que Lenin tem coisas boas, FOICE E MARTELO FOI UM REGIME TOTALITÁRIO SANGUINÁRIO quem matou mais de 100 milhões de pessoas.

  22. Marcus Canesqui 06/11/2016 / 13:38

    Boa tarde professor.
    Estava assistindo a uma entrevista do Marco Antonio Villa para UNIFESP TV, onde ele defende a ditadura militar dizendo que somente os “guerrilheiros comunistas” é que foram torturados ou mortos, que não havia censura dos meios de comunicação e artístico, que não teve ligação com a operação Condor, enfim… defendeu a ditadura. Não tenho o link da entrevista mas me chamou a atenção pois nunca vi um historiador defender a ditadura assim. O que o senhor acha disso é onde podemos conseguir leituras confiáveis sobre esse período?

    • Bertone Sousa 06/11/2016 / 15:27

      Marcus, a coletânea do Elio Gaspari sobre a ditadura é uma boa leitura. Um livro mais sucinto e também bom é Ditadura e Democracia no Brasil, de Daniel Aarão. O livro de Skidmore, de Castelo a Tancredo é outra, uma visão não marxista da ditadura mas também não reducionista como a do Villa.

  23. Marcus Canesqui 07/11/2016 / 6:50

    Ok professor, muito obrigado!

  24. Elton 04/03/2017 / 23:47

    Ao que me parece, para pessoas como Olavo, não é possível pensar diferentemente. Pois tudo está relacionado à religião. Como o cristianismo prevê o fogo do inferno para todo aquele que se recusar a acreditar, ele assim não se aceita como sistema de livre crença. Crer por crer, pode-se crer em qualquer coisa. Mas se esse fogo ocorrerá a todo aquele que preferir acreditar em outra coisa, isso só pode significar que o que o cristianismo diz é verdadeiro independentemente da fé.

    Logo, o cristianismo se auto afirma como a verdade absoluta, e não apenas como uma crença. Portanto, só há duas possibilidades: ou o cristianismo é a verdade, ou é uma mentira. E assim, as únicas posturas possíveis perante o cristianismo são ou amá-lo e propagá-lo com todas as suas forças, ou odiá-lo e querer destruí-lo. Pois todos sempre desejam a destruição da mentira.

    Logo, de acordo com esse pensamento, para se obter a salvação do máximo possível de almas, o cristianismo deveria se alastrar tanto quanto possível, “ide e evangelizai”. Ou seja, ou o cristianismo é hegemônico, ou não é cristianismo.

    Logo, em toda a era moderna, de racionalismo, iluminismo, marxismo, pós-modernismo, o que essas pessoas vêm é a tentativa de supressão da hegemonia cristã sobre a sociedade, o que equivaleria à supressão do cristianismo em si, com a consequente perdição de todas as almas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s